fbpx
Scroll to top

10 projetos de código aberto de cibersegurança para iniciantes.


Josué Adil - - 0 comments

Aqui estão os principais projetos de código aberto de cibersegurança que podem ser adotados por você mesmo sendo um iniciante.
Atualmente, estamos vivendo em uma era em que os dados se tornaram uma mercadoria integral para todas as empresas.
Hoje, tudo está conectado à internet, de relógios a eletrodomésticos. Isso levou a um aumento no número de ataques cibernéticos.
Para acompanhar esse ritmo, os aspirantes à segurança cibernética em ascensão precisam experimentar vários métodos para aprender e os diferentes tipos de ataques.
Adotar projetos criativos é uma boa ideia para entender o domínio e obter um conhecimento mais profundo sobre como funcionam os ataques cibernéticos.


Keystroke logger

Um keystroke logger é um ótimo projeto de código aberto para iniciar a segurança cibernética. É um software usado para coletar e registrar as informações de entrada de pessoas que usaram o sistema por meio do monitoramento do mainframe. Portanto, este projeto envolve a codificação usando qualquer linguagem de programação para rastrear a atividade em um determinado sistema durante o seu uso.


Criptografia de imagem

A criptografia não pode ser usada apenas em textos, mas também em imagens. Vários algoritmos como AES padrão de criptografia avançado, DES padrão de criptografia de dados e vários outros podem ser usados ​​para criptografar a imagem para proteger de um hacker. Então este projeto oferece uma compreensão sólida da criptografia. Não é muito avançado e pode ser feito por iniciantes também.

Cifra de César

Este projeto de código aberto visa explicar os núcleos de criptografia e descriptografia usando a Cifra de César. Assim é um dos métodos mais antigos de técnicas de criptografia usados ​​pelo comandante romano Júlio César. Ou seja, este mini projeto simples é sobre segurança cibernética.


Funções de hash

Uma função de hash é semelhante a uma função de criptografia e converte um texto a ser criptografado em um conjunto aleatório de caracteres que não podem ser recuperados ilegalmente por terceiros. Então este é um projeto clássico de segurança cibernética baseado em Python que envolve a criação de funções hash a partir de muitas senhas usando conceitos de loop.


Detecção de pacotes

A detecção de pacotes é um método de interceptar cada pacote conforme ele flui pela rede. Esse projeto de código aberto utiliza técnica em que um usuário fareja dados pertencentes a outros usuários da rede. Ou seja, o projeto visa ter um acompanhamento da transmissão de informações por meio de sua rede. Isso também ajuda a rastrear e monitorar o progresso dos pacotes que transmitem os dados da origem ao destino.

Analisador de tráfego de rede

A análise e monitoramento do tráfego de rede é um processo usado para ficar de olho em todo o tráfego de entrada e saída, atividade de rede e disponibilidade. Assim ele é usado para identificar problemas operacionais e executar outras funções. Portanto este projeto pode mostrar as habilidades de rede de uma pessoa e impressionar um entrevistador.


Detecção de fraude de cartão de crédito

Este projeto de código aberto envolve uma codificação complexa, mas é simples de entender. Isso envolverá trabalhar em um sistema que analisa as transações dos usuários e seus comportamentos. O sistema pode introduzir contramedidas que impedirão o invasor de agir.

 

Vulnerabilidade de injeção de SQL

Este projeto concentra-se na infiltração de dados proprietários de um indivíduo, grupo ou organização que pode se infiltrar em outros sistemas para obter informações. Então o SQL é usado ​​para recuperar e atualizar dados no data warehouse. Sendo assim, quando o sistema contém uma vulnerabilidade, os invasores podem enviar códigos maliciosos para a caixa de entrada e obter informações confidenciais.


Autenticação gráfica de senha

Todas as senhas podem ser difíceis, portanto, este projeto oferece uma chance para ilustrar uma estratégia gráfica de senha. Então, aqui, o usuário seleciona conjuntos específicos de imagens de um padrão, de modo que, quando o usuário fizer login na próxima vez, a imagem será embaralhada e apenas o usuário saberá o padrão correto.


Patrulha de Internet

Neste projeto, os iniciantes trabalharão em um sistema que remove o tráfego indesejável de um site. Portanto a Internet tem excelente escalabilidade que resulta em controle de congestionamento da Internet de ponta a ponta. Assim a patrulha da Internet é um excelente projeto a ser assumido, pois também erradicará esses problemas.


A grande oportunidade de ingressar agora na cibersegurança com alta remuneração.

O mercado de cibersegurança cresce no Brasil e no mundo em meio à pandemia, onde muitos setores enfrentam severas crises. Contudo, o mercado de cibersegurança bate recorde de contratação e continua com uma lacuna gigantesca de profissionais.
O aumento da demanda levou à escassez desses profissionais especializados em cibersegurança. Então, talvez esse seja o problema mais grave. Ou seja, no mundo inteiro, há um déficit de cerca de mais de 3 milhões de profissionais de cibersegurança.
Por isso, esse é um ótimo momento para você agarrar essa grande oportunidade e iniciar sua carreira de cibersegurança.
A abundância de vagas mostra que investir nessa área para se tornar um profissional de cibersegurança é um excelente negócio. Portanto os salários iniciais são a partir de R$3 mil, podendo chegar em pouco tempo aos R$20 mil ou mais para aqueles que se dedicam.
Outra grande vantagem dessa profissão é que a maioria das empresas não exigem diploma de nível superior. Então ser um profissional de cibersegurança é uma das melhores oportunidades que o mercado de trabalho oferece tanto no Brasil como no mundo.
Mesmo com várias vagas de emprego no país, os recrutadores ainda enfrentam um grande desafio para encontrar candidatos para as vagas.
Assim as empresas estão desesperadas para contratar pessoas para uma escala de pagamento lucrativa.
No entanto, uma quantidade significativa de aprimoramento é necessária, tal como um curso de cibersegurança com uma certificação reconhecida.
Esse tem como objetivo incentivar o treinamento e a construção de currículos para aqueles que buscam uma carreira mais sólida na indústria de cibersegurança.


Conclusão

Você deveria começar a aprender e se tornar um profissional de cibersegurança agora para aproveitar toda essa demanda e ter uma carreira altamente lucrativa.
Em uma matéria no site O Globo mostra que o Brasil possui poucos profissionais para muita demanda, fazendo com que grandes empresas realizem verdadeiros leilões para ver quem paga mais por um bom profissional certificado.
Na verdade, isso ocorre não só no Brasil e sim no mundo todo e após a pandemia muitas empresas começarão a entender que profissionais trabalharem de forma remota é totalmente possível.
Assim, gerando ainda mais oportunidades para profissionais trabalharem para empresas de países onde a moeda em relação ao Real são muito mais fortes.
Fazendo com que na hora da conversão o profissional brasileiro obtenha já de início salários que facilmente chegam na casa dos 20 mil Reais ou mais.
As certificações são vistas como a construção de uma base de conhecimento. A certificação Certified Secure Computer User CSCU é a ideal para iniciantes entre as certificações internacionais, com foco principal em aspectos técnicos da segurança da informação.
Em outras palavras, um bom conhecimento de segurança começa com um entendimento sólido dos fundamentos. O que torna o CSCU tão aplicável a administradores de sistemas quanto aos pentesters.
Se você quiser fazer parte da elite do mercado de cibersegurança, junte-se a nós e venha sem um Acadiano.
Para continuar sempre bem informado sobre os principais assuntos em segurança da informação siga nosso blog e acompanhe todas as notícias.

Related posts

Open chat
Fale conosco
Olá
Como podemos te ajudar?