fbpx
Scroll to top

DEEP WEB


Josué Adil - - 0 comments

O que é Deep Web? 

A Deep Web do inglês seria com algo como profundo ou abaixo da superfície.

Buscadores de como o Bing, Google, Yahoo, Yandex, etc. Todos eles possuem dentre suas várias funções a de indexar sites para que através de pesquisa você possa encontrar o que deseja, e para isso eles se valem das palavras que você pesquisa, e tudo aquilo que você encontra são coisas que estão indexadas.

Porém nem tudo que existe de informação está presente ali. Antes de mais nada, o que encontramos é apenas o que é chamado de “superfície da web” ou como é dito no popular a ponta do iceberg, pois a internet possui muito mais informação do que realmente podemos ver!

[IMAGEM ICEBERG DA INTERNET]

Muitas pessoas ao ouvir o termo Deep Web ficam receosas ou com medo. Não é de hoje que a mídia comum não fez questão de diferenciar o que é Deep Web e o que é Dark Web – O que temos aqui são dois nomes parecidos para duas coisas muito diferentes.

O que há na Deep Web

Bom, já te dei uma breve explicação do que há na Deep Web, mas se você ainda não está visualizando bem, irei te dar mais alguns exemplos.

Imagine que você precisa ter acesso a um catálogo de livros de uma biblioteca. E já realizou pesquisas bem específicas e mesmo assim não encontrou nada. Mas ao acessar o site da biblioteca você encontra o campo de busca do acervo e com uma pequena consulta você encontra exatamente o que estava procurando. Bom novamente você acaba de fazer acesso a Deep Web.

O motivo pelo qual os mecanismos de pesquisa dos buscadores não podem entregar esses dados para você é porque não há links. (Os mecanismos de pesquisa rastreiam a Internet visitando uma página da web, depois os links dessa página e, por fim, os links das páginas subsequentes.)

Uma regra prática: tudo que você precisa usar login em uma de suas contas, fornecendo um nome de usuário, senha ou algum outro tipo de autenticação, as informações que você acessa estão na Deep Web.

Na verdade a Deep Web é uma coisa boa. Pois ela te  ajuda a proteger suas informações pessoais e manter a sua privacidade.

A Deep Web é segura?

Sim, respondendo a essa pergunta a Deep Web é sim um lugar seguro, ainda mais quando você a compara com a Dark Web.

A Dark Web representa um pedaço da Deep Web. Frequentemente a dark web vem sendo associada a atividades ilegais, mas não são todos os sites. Iremos falar sobre eles mais tarde.

Acessar conteúdo na Deep Web é relativamente seguro. Pense nisso. Provavelmente, você verifica seu e-mail e extrato de cartão de crédito online sem se preocupar. Mas isso não significa que o acesso a essas informações pessoais não acarretem riscos.

Por exemplo, suas contas na Deep Web contém muitas informações pessoais que os criminosos podem valorizar. Esse é um dos motivos pelos quais é importante usar senhas fortes e exclusivas em todas as suas contas. Isso pode incluir uma combinações difíceis de adivinhar que possuam letras, números e símbolos.

Um risco potencial em acessar seus dados é que você pode querer acessar suas informações pessoais na Deep Web em uma rede Wi-Fi pública desprotegida. Por exemplo, você pode querer pagar suas contas enquanto espera para pegar um voo em um aeroporto.

Nunca faça isso em uma rede pública. Aqui você pode usar uma rede privada virtual – conhecida como VPN – que pode criptografar seus dados e ajudar a proteger seus dados online.

Embora a Deep Web seja relativamente segura, é sempre bom manter hábitos seguros de uso na internet de modo geral.

O que é Dark Web?

Já na Dark Web a história é bem diferente. Os termos Deep Web e Dark Web estão sendo usados de forma alternada, a Deep Web contém principalmente dados inofensivos e registros digitalizados. Já a Dark Web todos os dias causa preocupação nas autoridades por conta das diversas atividades criminosas que ocorrem por lá.

Os navegadores comuns como o antigo IE internet explorer, substituído pelo Edge, o Chrome, Firefox, etc. Não podem acessar sites da Dark Web, pois para ela se utiliza o que é chamado de protocolo de serviço oculto. Os servidores “Tor” derivados do “The Onion Router” que são indetectáveis ​​dos motores de busca e oferecem aos usuários anonimato completo enquanto navegam na web. 

Quando se acessa a Dark Web, não está navegando nos servidores interconectados com os quais interage regularmente. Em vez disso, tudo permanece interno na rede Tor, o que fornece segurança e privacidade para todos igualmente.

Vale a pena observar: os endereços de sites da Dark Web terminam com extensão .onion em vez de .com, .org ou .gov da superfície da web, por exemplo.

O que há na Dark Web?

A Dark Web opera com alto grau de anonimato. Ele hospeda atividades e conteúdos inofensivos, bem como criminosos.

Por exemplo, um site Dark Web pode fornecer enigmas complexos. Outro pode ser uma espécie de clube do livro que torna os e-books mais profissionais. Ainda outro pode oferecer um fórum para pessoas que acreditam que a liberdade de expressão está ameaçada.

Mas a Dark Web é mais conhecida por seu conteúdo obscuro ou seja, ilegal e às vezes perturbador. Por exemplo, aqui está um exemplo de coisas ilegais que você pode encontrar na Dark Web.

Informações roubadas. Em dezembro de 2020 no Brasil houve um enorme vazamento de dados do Ministério da Saúde de 240 milhões de brasileiros, número esse maior do que a população viva. Clique aqui para rever este caso.

Informações como essas possuem alto valor no mercado criminoso, e a melhor forma de comercializá-las é através da Dark Web.

Também é possível comprar coisas como credenciais de login, contas hackeadas de plataformas de streaming e muito mais.

Na Dark Web você pode encontrar livremente substâncias ilícitas e medicamentos controlados à venda. Você também pode encontrar produtos químicos restritos.

Itens e “serviços”, bom acredito que você já tenha entendido. E se tratando de Dark Web as coisas podem ser realmente perturbadoras. Além disso lá e possivel encontrar também Armas e até serviços como assassinos de aluguel, tráfico humano, pornografia infantil, partes de corpos, produtos falsificados.

Resumindo, você pode comprar quase tudo que imaginar! Na verdade, há coisas que provavelmente seria melhor não imaginar.

O que torna possível fazer negócios na Dark Web? As transações financeiras usam Bitcoin, a criptomoeda que ajuda a garantir o anonimato de compradores e vendedores.

A Dark Web é segura?

A Dark Web pode ser segura em alguns casos, existem grupos que apenas sentem sofrem censura por abordar certos temas de conteúdo legítimos.

Porém acredita-se que sejam poucos os grupos idôneos que realmente naveguem e troquem informações que não sejam de cunho extremistas entre outros.

Pensando em segurança, aqui estão algumas questões de segurança a serem consideradas antes de pensar em acessar a Dark Web.

Há uma grande chance de você encontrar sites administrados por criminosos. Além de vender produtos e serviços ilegais, eles podem tentar explorá-lo e roubá-lo.

Vou te dar um conselho é, não saia clicando em qualquer link, você certamente pode direcionado a materiais dos quais talvez não queira ver. Ou ainda pior acabar infectando seu dispositivo com algum tipo de malware.

Hoje muitos policiais investigam constantemente na Dark Web no anonimato  acompanhando muitas atividades criminosas.

Nós não recomendamos, mas se você decidir se aventurar na Dark Web, é inteligente ser seletivo sobre os sites que você irá acessar.

Não é porque a rede é anônima que você estará igualmente em anonimato. Certamente você pode ser processado por coisas que faz na Dark Web. É importante se comportar de maneira apropriada e legal.

Por falar em agir de forma legal tenho outro artigo que falo sobre o lado errado do hacking, caso queira saber mais sobre cibercrimes da uma olhada nesse artigo também.

Conclusão

Se você se interessou pela Deep Web e gostaria de poder conhecer mais a fundo a verdadeira internet recomendo que o faça com muita cautela, mas se quer realmente adotá-la como sua nova fonte de informações, que tal fazer isso totalmente preparado? 

Na ACADI-TI possuímos a certificação NSF – Network Security Fundamentals.

No mundo em rede de hoje, cada vez mais conectado dia após dia, milhares de pessoas estão migrando para o digital, e com esse grande movimento estamos vivendo uma era onde empresas começam a entender que não somente precisam estar no digital, mas que também precisam se proteger. Esse movimento tem criado uma demanda gigantesca de profissionais de cibersegurança, não apenas no Brasil como também no mundo.

Se você gosta do mundo hacker e todo e qualquer assunto relacionado, por que não dar seu próximo passo para uma das profissões mais bem remuneradas do mercado atual. 

E se você quiser fazer parte da elite do mercado de cibersegurança, junte-se a nós e venha ser um Acadiano.

Para continuar sempre bem informado sobre os principais assuntos em segurança da informação siga nosso blog e acompanhe todas as notícias.

Related posts

Open chat
Fale conosco
Olá
Como podemos te ajudar?