fbpx
Scroll to top

Principais Ferramentas de cibersegurança


Acadi-TI - - 0 comments

As ferramentas de cibersegurança são ótimas estratégias para ajudar a manter a segurança. Um software CyberSecurity é essencial para a segurança cibernética e a privacidade de uma empresa ou indivíduo. 

A segurança cibernética é o método usado para proteger a rede, o sistema ou os aplicativos de ataques cibernéticos. Assim é usado para evitar acesso não autorizado a dados, ataques cibernéticos e roubo de identidade.

Segurança de aplicativos, segurança da informação, segurança de rede, recuperação de desastres, segurança operacional, etc. Contudo são as diferentes partes da segurança cibernética. Aliás, ele precisa ser mantido para vários tipos de ameaças cibernéticas, como Ransomware, Malware, Engenharia Social e Phishing.

Por isso, em breve iremos conhecer as principais ferramentas de cibersegurança para te ajudar nessa jornada.

Todos os especialistas em segurança cibernética repetem a mesma coisa: Os ataques cibernéticos se tornarão mais violentos e continuarão a representar ameaças graves contra todos os usuários de tecnologia.

As empresas, em particular, se tornam os principais alvos dos cibercriminosos devido à natureza dos dados e informações que eles processam e armazenam. Além disso, em 2018 houve uma série de violações de dados visando grandes empresas que resultaram no roubo de registros pessoais e financeiros de milhões de clientes.

Ser vítima de ataques cibernéticos pode representar um grande golpe financeiro para as empresas, pois o custo de lidar com um ataque aumentou para US $1,1 milhão em média. Sobretudo pode ser ainda mais devastador para pequenas e médias empresas. Mas, além desses custos monetários, as empresas também podem perder credibilidade e a confiança de seus clientes.

É desnecessário dizer que as empresas devem melhorar a proteção de suas infraestruturas e redes contra ataques cibernéticos.

Felizmente, o espaço da cibersegurança tem trabalhado continuamente em desenvolvimentos para acompanhar a evolução das ameaças por isso as ferramentas de cibersegurança são tão importantes.

 

Conheça essas ferramentas de cibersegurança

Aqui estão algumas ferramentas que as empresas devem considerar adicionar a seu arsenal para aumentar suas defesas.

 

XpoLog

ferramenta cibersegurança xpolog

Agora vamos entender melhor a nossa primeira ferramentas de cibersegurança.

As empresas devem saber o que exatamente está acontecendo em suas infraestruturas. Afinal, felizmente, os computadores e dispositivos digitais possuem mecanismos de registro integrados que registram a maioria dos processos de computação que ocorrem dentro deles. 

Os logs podem revelar padrões e tendências que podem ser indicativos de uma violação de segurança ou infestação de malware. No entanto, como os arquivos de log são informações armazenadas em formato de texto simples, realizar análises de log manualmente pode ser um processo trabalhoso.

Uma maneira de acessar os logs de maneira eficaz é usando uma ferramenta de análise de log como o XpoLog . Assim a solução é coletar arquivos de log de fontes como servidores, terminais e aplicativos em tempo real.

Por meio de inteligência artificial (IA), ele analisa e analisa as informações contidas nestes registros para identificar padrões alarmantes. Aliás, os insights gerados a partir da análise podem informar prontamente os administradores sobre quaisquer problemas que mereçam atenção. Quer saber mais, clique aqui.

 

Imperva – Aplicação e proteção de dados

Os invasores estão constantemente sondando as infraestruturas. Portanto, é fundamental ter mecanismos que impeçam o tráfego malicioso de acessar os principais recursos da rede, como aplicativos da web e bancos de dados.

Isso pode ser feito por meio do uso de firewalls de aplicativos da Web (WAFs) e serviços de proteção de dados.

Imperva tem sido um nome líder em WAF e mitigação de ataques de negação de serviço distribuído (DDoS). Dessa forma, a maioria das organizações agora mantém infraestruturas híbridas que consistem em dispositivos locais e componentes de nuvem. Então usam como instâncias, armazenamento e data warehouses.

O WAF da Imperva pode ser implantado para proteger esses recursos. Bem como ele traça o perfil do tráfego e das transações realizadas e evita que o tráfego e as ações maliciosas acessem esses componentes. Quer saber mais, clique aqui.

 

Metasploit – Pentest

metaspoit

Agora a nossa terceira ferramentas de cibersegurança.

Integrar ferramentas de segurança à infraestrutura é uma coisa; verificar se elas realmente funcionam é outra.

As empresas não devem esperar que os ataques cibernéticos reais aconteçam para descobrir se suas soluções foram implementadas de maneira adequada.  Contudo eles podem ser proativos e testar suas próprias defesas.

Os administradores podem realizar testes de penetração usando estruturas como o Metasploit. Enfim, é uma ferramenta de código aberto que pode ser configurada para verificar explorações e até mesmo implantar uma carga útil em sistemas vulneráveis.

Metasploit também apresenta ferramentas de evasão selecionadas que poderiam contornar as medidas de segurança existentes. Afinal ele pode ser usado em sistemas Windows, Linux e Mac OS X.

A descoberta de lacunas na segurança oferece às empresas a chance de solucionar esses problemas antes que um ataque real ocorra. Quer saber mais, clique aqui.

 

Hoxhunt – Anti-Phishing

hoxhunt

O elemento humano continua a ser a maior vulnerabilidade na cadeia de segurança cibernética de uma empresa.

Mais de noventa por cento das violações de segurança são causadas por erro humano. Aliás é por isso que os cibercriminosos ainda empregam ativamente ataques de engenharia social, como phishing, para tentar comprometer infraestruturas.

Esses ataques induzem os usuários a fornecer suas credenciais ou instalar malware em seus sistemas.

O HoxHunt resolve isso ensinando os usuários a verificar se um e-mail é uma mensagem de phishing ou se um site é malicioso.

As empresas podem treinar os usuários usando ataques de phishing simulados. O mecanismo controlado por IA do Hoxhunt até permite personalizar esses ataques para copiar a aparência dos ataques do mundo real.

Os usuários podem relatar esses ataques por meio de um plug-in especial e obter feedback imediato sobre o desempenho de cada um. Quer saber mais, clique aqui.

 

Ferramentas especiais para você

Aqui estão ferramentas que você deve considerar adicionar a seu arsenal para aumentar suas defesas.

Agora teremos algumas dicas de ferramentas muito especiais e que eu acho que tem tudo a ver com um outro tema que talvez você queira saber um pouco mais engenharia reversa

 

Wireshark

wireshark

Agora vamos entender melhor a nossa quinta ferramentas de cibersegurança.

Ter uma base sólida em rede é essencial para se tornar um bom testador de penetração. Afinal, a internet é um monte de redes complexas que se comunicam. Se você é novo em Networking, recomendo esta lista de reprodução pela Network Direction.

O Wireshark é a melhor ferramenta de análise de rede do mundo. Embora esse seja um software de código aberto que permite inspecionar dados em tempo real em uma rede ativa.

O Wireshark pode dissecar pacotes de dados em quadros e segmentos, fornecendo informações detalhadas sobre os bits e bytes em um pacote. Sobretudo o Wireshark suporta todos os principais protocolos de rede e tipos de mídia. 

O Wireshark também pode ser usado como uma ferramenta de detecção de pacotes se você estiver em uma rede pública. O Wireshark terá acesso a toda a rede conectada a um roteador. Quer saber mais, clique aqui.

 

Nmap

nmap

O Nmap é a primeira ferramenta que você encontrará ao iniciar sua carreira como testador de penetração. Portanto o Nmap é uma ferramenta fantástica de varredura de rede que pode fornecer informações detalhadas sobre um alvo. Em suma isso inclui portas abertas, serviços e o sistema operacional em execução no computador da vítima.

O Nmap é popular entre os testadores de penetração por muitos motivos. É simples, flexível e extensível. Contudo ele oferece uma interface de linha de comando simples onde você pode adicionar alguns sinalizadores para escolher diferentes tipos de varreduras. O Nmap oferece varreduras de ping simples para varreduras agressivas que fornecem portas detalhadas e informações de serviço. Quer saber mais, clique aqui.

 

Ncat (anteriormente Netcat)

ncat

Agora a nossa sétima ferramentas de cibersegurança.

O Netcat costuma ser chamado de canivete suíço nas redes.

Netcat é uma ferramenta simples, mas poderosa, que pode visualizar e registrar dados em conexões de rede TCP ou UDP. Aliás o Netcat funciona como um ouvinte de back-end que permite a varredura e escuta de portas.

Você também pode transferir arquivos por meio do Netcat ou usá-lo como backdoor para a máquina da vítima . Portanto isso o torna uma ferramenta popular de pós-exploração para estabelecer conexões após ataques bem-sucedidos. O Netcat também é extensível devido à sua capacidade de adicionar scripts para tarefas maiores ou redundantes.

Apesar da popularidade do Netcat, ele não era mantido ativamente por sua comunidade. A equipe do Nmap construiu uma versão atualizada do Netcat chamada Ncat com recursos que incluem suporte para SSL, IPv6, SOCKS e proxies HTTP. Quer saber mais, clique aqui.

 

Conclusão

Se você se interessa por essa área, temos cursos profissionalizantes com certificação internacional para começar a atuar nesse mercado e em muitos outros. Transforme sua carreira e venha para esse mercado altamente lucrativo da cibersegurança.

No mundo em rede de hoje, todos, desde agências governamentais a bancos, armazenam informações críticas na nuvem. 

Os ataques cibernéticos têm até o potencial de paralisar uma nação inteira. Portanto, proteger essas redes não é uma escolha opcional, mas uma necessidade absoluta.

Quer você seja um iniciante ou um engenheiro de segurança cibernética experiente, verá que essas dez ferramentas são inestimáveis. Boa sorte em sua jornada para se tornar um testador de penetração de sucesso.

E se você quiser fazer parte da elite do mercado de cibersegurança, junte-se a nós e venha ser um Acadiano.

Para continuar sempre bem informado sobre os principais assuntos em segurança da informação siga nosso blog e acompanhe todas as notícias.

 

TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO CHFI – CERTIFIED COMPUTER HACKING FORENSIC INVESTIGATOR

Treinamento autorizado EC-Council

Related posts

Open chat
Fale conosco
Olá
Como podemos te ajudar?