Scroll to top

Guia rápido para uma carreira em segurança da informação


Josué Adil - - 0 comments

Aqui irei mostrar um guia rápido para uma carreira em segurança da informação e como você pode começar a ter uma vida de sucesso em cibersegurança.

E agora, à medida que governos e organizações enfrentam ameaças cibernéticas. De antemão aqui estão as qualificações necessárias, as habilidades que você deve ter em uma carreira de cibersegurança.

Assim, governos e organizações em todo o mundo estão cada vez mais vulneráveis ​​a ameaças cibernéticas. De acordo com pesquisas, ocorre um ataque a cada 39 segundos na web. 

Bem, sites são hackeados todos os dias, e o mundo precisa de especialistas em segurança da informação de qualidade, então não deixe de ler esse guia rápido para uma carreira em segurança da informação.

Ao passo que há uma demanda crescente por pessoas treinadas em cibersegurança na Internet para ajudar na defesa contra crimes cibernéticos. 

Como estudante ou profissional, se você deseja fazer carreira na área de cibersegurança, esta é uma grande oportunidade.

Neste guia rápido de cibersegurança, exploraremos os diferentes aspectos necessários para iniciar uma carreira em cibersegurança. 

Vamos começar!

especialiasta em cibersegurança O que um especialista em segurança da informação faz?

A segurança da informação se tornou uma das carreiras mais solicitadas no mundo, então acompanhe as dicas do guia rápido para uma carreira em segurança da informação.

Acima de tudo como especialista em segurança da informação, seu trabalho incluirá fazer tudo, desde proteger a rede até implementar programas de segurança, coordenar com outros especialistas do setor e implementar um plano de ação.

Você deve encontrar e monitorar vírus, malware e outros problemas de vulnerabilidade e fará recomendações para soluções. Isso inclui programas de software e hardware.

Você será responsável por projetar firewalls, regular o acesso e monitorar o uso de arquivos de dados para proteger a rede e proteger as informações.

Bem como uma de suas funções inclui ficar atento aos malwares e vírus mais recentes, a fim de inibir a entrada desses vírus na rede da sua empresa.

Você também será responsável por promover a conscientização sobre segurança, ministrar treinamento aos usuários finais, fornecer atualizações e relatórios para a gerência e desenvolver políticas sobre vários aspectos da segurança cibernética.

Nesse sentido, o campo da segurança da informação está se desenvolvendo rapidamente à medida que as taxas de criminalidade aumentam no espaço digital. 

Aqui estão as qualificações de que você precisa, o salário inicial e dicas para entrevistas de emprego para se tornar um hacker ético ou um especialista em segurança da informação.

Pode parecer assustador ou que é um turbilhão de informações, mas não é bem assim, você não fará tudo isso sozinho.

Afinal, com o mundo se movendo em direção ao espaço digital muito rapidamente, e mais ainda por causa da pandemia, uma nova brecha se abriu para criminosos que podem roubar dados online ou prejudicar empresas por meio do espaço digital. 

O campo da segurança da informação agora é retratado em vários filmes e séries de TV, e uma série de cursos com certificações internacionais renomadas foram abertas para estudantes e profissionais. 

O momento é propício para uma carreira em cibersegurança ou hacking ético, pois os especialistas em segurança da Informação são agora muito procurados.

Dominar certas ferramentas e técnicas pode lhe proporcionar uma carreira brilhante em cibersegurança com altos salários.

Ou seja, você pode lidar com violações de dados, vazamentos e crimes cibernéticos e ajudar a proteger as organizações e também os indivíduos.

O campo do hacking ético e da segurança cibernética estão intimamente relacionados. Embora existam vários tipos de empregos de segurança da informação, o do hacker ético é o principal.

Todavia a nova liga de profissionais chamados de hackers de chapéu branco ou hackers éticos enfrentam o crime cibernético e ajudam a localizar falhas de segurança online para empresas.

Isso porque bons profissionais estão sempre um passo à frente de seus concorrentes mal intencionados.

Habilidades para se tornar um hacker ético no campo da segurança da informação.

Na realidade, além de conhecimentos, é importante demonstrar habilidades de hacking do mundo real para conseguir um bom emprego, portanto continue focado neste guia rápido para uma carreira em segurança da informação.

A princípio, acrescentando que seu relatório de bug de segurança para o Google pode lhe render seu primeiro trabalho de segurança da informação, confira aqui.

Além disso, para desenvolver suas habilidades de hacker, você pode tentar participar de recompensas por bug ou concursos de CTF.

Também é muito importante ser capaz de articular o seu trabalho de uma forma que seja facilmente compreensível. 

Um problema de segurança que você pode ter encontrado não seria priorizado a menos que você pudesse explicar claramente por que ele é crítico em palavras simples.

Às vezes como um hacker ético, você precisará realizar workshops em sua empresa ou dar palestras para conscientizar a todos sobre como funciona a cibersegurança.

Em suma, outra coisa de que você precisa é criatividade. 

Quando você procura bugs de segurança em um produto, é importante ser criativo e pensar em caminhos alternativos, em vez de seguir um plano fixo.

Perspectivas do hacking ético como carreira na segurança da informação.

Primeiramente este é um ótimo momento para iniciar uma carreira em segurança da informação ou hacking ético, especialmente nestes tempos difíceis da pandemia, as empresas têm várias vagas para essa área.

Com mais consciência sobre segurança da informação, as empresas também estão contratando especialistas em cibersegurança para cuidar desses aspectos.

As empresas voltadas para o consumidor e também as empresas estão aumentando sua segurança, contratando profissionais qualificados para garantir que eles construam e enviem produtos seguros.

Entrevistas de emprego em segurança da informação: o que você pode esperar?

Ao passo que as empresas procuram basicamente candidatos que possuam conhecimento fundamental das vulnerabilidades de segurança, por exemplo, OWASP Top 10 vulnerabilidades de aplicativos da Web.

Neste trabalho, é importante ser capaz de encontrar problemas de segurança no código. Portanto, pode ser fornecido a você como teste um trecho de código que tem uma vulnerabilidade e esperar que você encontre a linha de código vulnerável e forneça uma correção para ela.

As empresas que têm uma organização de segurança madura podem até hospedar um aplicativo vulnerável e pedir ao candidato para ‘hackear’ para provar suas habilidades éticas de hacking como profissional de segurança da informação.

Em última análise, o hacking ético é uma habilidade que você aprenderá ‘fazendo’, então incentivo todos os aspirantes a profissionais de cibersegurança  a começarem a encontrar e divulgar de forma responsável  problemas de segurança para software de código aberto e grandes empresas por meio de programas de recompensa de bug.

A segurança da informação se tornou uma palavra muito importante devido à forma como todos os negócios e empresas têm uma presença online agora. 

Qualificações educacionais de que você precisa para uma carreira em cibersegurança

Logo para iniciar uma carreira em segurança da informação, você precisa começar com uma base em Tecnologia da Informação.

Obter uma certificação é a melhor maneira de saltar para o domínio da segurança cibernética.

A seguir temos caminhos para quem deseja seguir uma carreira em segurança da informação:

Certified Secure Computer User (CSCU)  é um treinamento de proteção de dados e privacidade na internet que fornece aos alunos o conhecimento e as habilidades necessárias para proteger seus ativos de informação.

 

Certified SOC Analyst (CSA) é um programa de treinamento que ajuda o candidato a adquirir habilidades técnicas de tendência e exigidas por meio da instrução de alguns dos instrutores mais experientes do setor.

 

Certified Threat Intelligence Analyst (CTIA) é um programa abrangente, de nível especializado, que ensina uma abordagem estruturada para a criação de inteligência eficaz contra ameaças.

 

Certified Network Defender (CND) é um programa de formação e certificação de segurança de rede, que fornece uma abordagem abrangente para lidar com problemas de segurança na rede moderna.

 

Certified Incident Handler (ECIH) é um programa abrangente e de nível especialista que transmite conhecimentos e habilidades que as organizações precisam para lidar efetivamente com as consequências pós violação.

 

Certified Penetration Tester (CPENT) ensina como realizar teste de penetração eficaz em um ambiente de rede empresarial que deve ser atacado, explorado, evitado e defendido.

 

Certified Ethical Hacker (CEH) certifica as habilidades de um hacker ético em se proteger contra as fraquezas e vulnerabilidades da infraestrutura de rede e hackers maliciosos.

 

Network Security Fundamentals (NSF) é um programa de segurança de entrada cobrindo conceitos fundamentais de segurança de rede.

 

Computer Hacking Forensic Investigator (CHFI) atua com técnicas modernas para recuperar informações que permitam ter evidências sobre quem, como, onde e quando se comete um delito.

 

Certified Application Security Engineer (CASE JAVA) é desenvolvida em parceria com grandes especialistas em desenvolvimento de software e aplicativos em todo o mundo.

 

Para saber mais sobre as certificações e esse mundo tão instigante da cibersegurança acesse ACADI-TI.

 

Em suma, se você concluiu um desses cursos, pode procurar emprego em várias organizações como especialista com reconhecimento internacional em segurança da informação. 

No campo você encontrará especializações que o ajudarão a desempenhar diferentes funções de segurança da informação criando habilidades necessárias para uma carreira em cibersegurança.

No entanto, sendo um especialista em segurança da informação, você precisará possuir habilidades específicas que o ajudarão a resolver problemas com facilidade.

Isso pode incluir:

Forte capacidade de resolução de problemas, uma vez que você tem que fazer isso a cada minuto do seu trabalho.

Você deve ter experiência com uma ampla variedade de ferramentas de segurança e sistemas de computador para executar programas de maneira eficaz.

Além disso, ter habilidades para se comunicar com uma variedade de pessoas dentro da sua empresa, bem como com organizações e parceiras.

Você deve ter habilidade e flexibilidade para realizar várias tarefas em uma atmosfera tensa e acelerada.

Afinal, como um especialista em segurança da informação, você deve proteger os interesses da empresa para a qual trabalha.

Opções de emprego em cibersegurançaAqui estão 8 opções de carreira em segurança da informação com alta demanda que você deve conferir.

A segurança da informação está amadurecendo e se expandindo a passos largos. Portanto ganhou muita atenção, desde retratos em séries e filmes até oportunidades de emprego, cursos intensivos e cursos acadêmicos em todos os lugares. 

Alguém pode se perguntar por que isso aconteceu, mas a resposta não é tão difícil.

Como todos sabem, a indústria de tecnologia deu grandes passos no século 21 com invenções que trouxeram o mundo inteiro ao nosso alcance. 

Mas, embora tenha tornado nossa vida inegavelmente mais fácil, também abriu um mundo de possibilidades para criminosos que poderiam fazer uso das informações que o mundo coloca online pelos motivos errados.

E é aí que entra a segurança da informação.

A segurança da informação pode ser definida vagamente como a proteção de dados que existem online e essa é uma definição muito vaga de um termo enorme que abrange técnicas e ferramentas que são muito difíceis de dominar.

A parte boa é que se uma pessoa for capaz de dominar as técnicas e ferramentas ou mesmo ter um conhecimento moderado de como se usar, a indústria cibernética o receberá de braços abertos.

Aliás, com a pandemia, há um risco maior de violações de dados, vazamentos e crimes cibernéticos, que podem ser prejudiciais para as organizações em todos os setores. 

Assim a necessidade de profissionais de segurança da informação qualificados é terrível, pois a cada dia que passa, novos ataques estão sendo cunhados e são mais prejudiciais do que os anteriores.

Essas ameaças crescentes exigem profissionais de cibersegurança qualificados para ajudar a garantir a segurança de indivíduos e organizações. 

Essa explosão na demanda, combinada com a escassez de oferta de talentos, resultou em altos salários e excelentes benefícios para candidatos qualificados. 

pois isso torna a segurança da informação um espaço promissor para as pessoas desenvolverem profissões poderosas.

Existem inúmeras perspectivas para começar e progredir na carreira de segurança da informação. Afinal, a cibersegurança não é mais uma questão de ‘se’, mas de ‘quando’.

Vamos agora dar uma olhada em algumas das opções de carreira em cibersegurança para aqueles que são realmente apaixonados e interessados ​​na área:

1. Consultor de Segurança de TI em Segurança da Informação.

Esta é uma posição que pode ser referida como um trampolim dentro da indústria. 

Os consultores de segurança da informação geralmente são contratados por pequenas empresas que ainda não podem se dar ao luxo de lidar com seus problemas de segurança ou mesmo por grandes multinacionais para atuar como uma perspectiva imparcial para seus problemas de segurança.

Eles se reúnem com os clientes e, ao receberem um layout de sua estrutura de segurança, os orientam sobre como proteger seus ativos da maneira mais econômica. 

De fato, para ser contratado como consultor de segurança da informação, certificações profissionais podem ser um grande ponto positivo.

2. Administrador de Sistemas de Segurança da Informação.

Um administrador de sistemas de segurança  da informação geralmente cuida da infraestrutura de segurança nas empresas; instalação, manutenção, solução de problemas de sistemas de segurança diferentes, incluindo dados e rede.

Eles também estão geralmente envolvidos na elaboração de procedimentos de segurança organizacional. 

3. Engenheiro de Segurança da Informação de TI.

A engenharia de segurança da informação oferece uma maneira particular de design para lidar com a proteção de rede, explicitamente no que diz respeito ao plano de estruturas de segurança 

4. Hacker Ético Pentest de Segurança da Informação.

Eles geralmente estão associados à manutenção dos sistemas, realizando verificações de segurança para distinguir possíveis pontos fracos, juntamente com a criação de logs para manter o controle de quaisquer contratempos.

Para que o Ethical Hacker Penetration Tester procure lacunas e fraquezas nos sistemas de TI. 

O teste de penetração é um método implantado por profissionais de segurança da informação que analisam sistemas para encontrar de forma proativa qualquer vulnerabilidade.

Os testadores invadem (com autorização) a infraestrutura do sistema para eliminar quaisquer vulnerabilidades do sistema, problemas com qualquer software aplicativo, problemas de configuração, vulnerabilidades de dia zero e muito mais.

O objetivo por trás do teste de penetração é olhar para um sistema da perspectiva de um invasor e descobrir todos os problemas antes que o invasor possa causar qualquer dano real.

5. Conformidade e Auditoria da Segurança da Informação.

Por certo, para entrar neste domínio da segurança da informação, nenhuma habilidade de programação é necessária. Aprenda sobre a tecnologia subjacente e os modelos de negócios.

É preciso entender como as empresas operam para que possam ser protegidas e garantir que novas regulamentações não atrapalhem a inovação da empresa. 

Ganhe alguma exposição em tempo real trabalhando com funcionários e gerentes da empresa, conseguindo alguns estágios.

6. Investigador Forense de Segurança da Informação.

Os analistas forenses se concentram no crime cibernético, um fenômeno em constante crescimento. 

Eles trabalham com o pessoal de aplicação da lei e agências em organizações do setor público e privado.

Os analistas forenses de segurança da informação devem manter um registro bem detalhado de suas investigações e, frequentemente, fornecer evidências em tribunais.

Acima de tudo essa função exige que você seja meticuloso com a forma como lida com as evidências e requer até mesmo o treinamento dos primeiros respondentes sobre como lidar com evidências eletrônicas, como computadores, discos rígidos ou unidades portáteis.

7.  Analista Responsável de Incidentes em Segurança da Informação.

Os analistas responsáveis por incidentes em segurança da informação são um ativo para uma organização e são, em sua maioria, profissionais que passaram por treinamento de resposta a incidentes de segurança cibernética.

Enfim sua responsabilidade envolve a resolução rápida de problemas de ameaças e a adoção das medidas necessárias para evitar mais ataques desse tipo .

8. Diretor de Segurança da Informação.

Uma das posições mais altas disponíveis no campo cibernético, um CISO normalmente supervisiona a divisão de segurança de TI de uma organização. 

Eles são diretamente responsáveis ​​por organizar e dirigir todas as questões e necessidades relacionadas à segurança da empresa.

Visto que eles interagem com a alta administração para elaborar planos detalhados para garantir a segurança da informação da empresa.

Esses são apenas alguns títulos entre centenas que estão disponíveis na indústria InfoSec.

Se você tiver paixão, com treinamento e prática precisos, poderá ter uma ótima carreira em segurança da informação.

Caso você queira ficar mais informado e saber um pouco mais sobre cibersegurança e sua importância continue sempre nos acompanhando, pois temos sempre muitas informações para você.

TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO ETHICAL HACKER (CEH)

Treinamento autorizado EC-Council

Related posts