Com o irreversível fenômeno da transformação digital, o usuário está cada vez mais exposto aos perigos da internet: tanto no uso doméstico quanto nas empresas. Falta de cuidado, ingenuidade e falta de informação são as causas das principais situações de risco cotidianas.
Nesse sentido, o perigos da internet aumenta quando o usuário sente-se seguro e acaba relaxando, deixando cuidados básicos e intuitivos de lado. Por isso, assumir como rotina as boas práticas de segurança é imprescindível para usuários de todos os níveis.
Outro ponto importante é a conscientização dos decisores da empresa. Em muitos casos gestores e proprietários de empresas de médio porte imaginam que não são o alvo de hackers. No entanto, justamente por saber-se que este tipo de ambiente é geralmente menos protegido, são os primeiros a sofrerem ataques.
Confira, neste artigo que a Acadi-Ti preparou para você, quais são os principais riscos da web e como proteger-se.
Perigos da internet: quais são os mais comuns?
Estar atento aos principais riscos é o primeiro passo para a adoção de medidas preventivas e seguras, minimizando os riscos de ataques e prejuízos. Confira os principais.
Links maliciosos
Embora clichê, os links maliciosos são uma das principais causas de ataques pela internet. Uma das regras mais antigas e que continuam valendo para este item é: jamais clicar em links que não venham de fontes confiáveis.
Os links maliciosos estão espalhados anúncios, e-mails (inclusive falsos, vindo de remetentes conhecidos), janelas de publicidade, entre outros. Por isso, sempre tome algumas precauções antes de clicar em um link, como conferir na barra inferior esquerda da janela de navegação qual é a identificação do mesmo.
Páginas falsas
Além dos links, também são comuns as páginas falsas ou clonadas. Muitas vezes são criadas réplicas com aparência 100% fiel à original, de modo que o único meio de identificar que trata-se de uma fraude, é observando o endereço da URL (link). A URL falsa geralmente terá pequenos detalhes diferentes do original, sendo letras e números extras ou faltantes. O objetivo principal geralmente é simular páginas de bancos ou lojas, para roubar dados ou extorquir dinheiro em compras falsas.
WI-FI liberado
As conexões wi-fi abertas, como as oferecidas em restaurantes, shoppings e outros ambientes coletivos e públicos, são muito arriscadas.
Como têm livre acesso sem restrições, o sinal transmitido entre o servidor da internet e o aparelho pode ser invadido por hackers, o que pode infectar computadores, roubar e vazar dados.
Arquivos suspeitos
Outro perigos da internet comum são os arquivos suspeitos. Geralmente são enviados em e-mails falsos ou vêm embutidos em softwares baixados gratuitamente. Na maioria dos casos são programas que se instalam automaticamente no computador quando abertos. São usados para invasão de computadores e para espalhar vírus. Os danos podem ser irreversíveis.
Ramsoware’s
Ramsonware trata-se de uma espécie de código malicioso que bloqueia as informações e o acesso do seu computador, ao mesmo tempo que deixa-o acessível para criminosos. Uma vez feita a invasão, os hackers costumam extorquir dinheiro ou informações em troca de liberar novamente os acessos. Há, inclusive, um episódio do seriado Black Mirror chamado Shut Up and Dance que trata desse assunto.
É comum pedirem informações ou Bitcoins (moeda virtual) em troca da liberação. Sendo um caso de chantagem, não há garantias da liberação nem de que a extorsão não retorne novamente. Sendo assim, nesses casos é fundamental não ceder à chantagem e chamar à Polícia.
Como se prevenir
Agora que você já aprendeu a identificar os maiores riscos, confira o que fazer para evitar sofrer ataques online e cair nesses golpes.
- Ative a verificação de duas etapas nas suas senhas. Essa prática simples evita uma série de ataques e invasões.
- Bloqueie anúncios de pop up, reduzindo os riscos de propagandas maliciosas. Há diversos programas e extensões que têm essa funcionalidade.
- Atualize a versão do sistema operacional e dos sofrwares instalados no computador. Muitas das atualizações do desenvolvedor com o objetivo de corrigir falhas de segurança.
- Mantenha o firewall sempre ativado e, se possível, invista em um bom antivírus pago. Aqueles disponíveis grátis são bem limitados e protegem apenas superficialmente.
- Opte, sempre que possível, por usar na aba anônima para evitar a coleta de dados. Assim, você reduz a quantidade de dados pessoais disponíveis na internet;
- Nunca baixe arquivos ou programas cuja procedência seja duvidosa. Verifique sempre a idoneidade do material e pesquise também em fóruns e páginas de especialistas.
Conclusão
Atualizar-se sobre os novos perigos da internet e os meios de evitá-los é o melhor meio de usar de todos os benefícios da web. Mas caso suspeite que seu computador tenha sido infectado ou invadido, conte com a Acadi-TI, que é especialista em monitoramento e prevenção de redes, sistemas e sites em geral. Conte com a expertise de nossos profissionai, clique aqui e agende uma ligação.
Mini curso de Proteção de Dados
Gratuito e 100% online