fbpx
Scroll to top

Fraude nas compras online: 4 cuidados para evitar


Josue - agosto 18, 2019 - 0 comments

Tentativas de fraude dos mais distintos tipos são uma realidade comum. Com a revolução digital e o aumento das compras online, são cada vez mais crescentes os casos nesse segmento. Para ajudar você a evitar a exposição a essas fraude, que podem trazer riscos financeiros e dor de cabeça, preparamos algumas dicas. Confira! 

Mesmo com riscos de fraude, vale a pena comprar pela Internet?

As vantagens de comprar online são muitas. O deslocamento torna-se dispensável e você consegue pesquisar preços em muitos lugares com poucos cliques. Além disso,é possível também descobrir novidades que sequer conhecia, ter acesso facilitado a produtos importados e, ainda, consultar com facilidade as informações do fabricante.

A grande tendência do comércio é tornar-se cada vez mais virtual, de modo que as lojas físicas acabaram tornando-se showrooms. A finalidade será o consumidor manusear e experimentar produtos para comprá-los com maior segurança pela internet.

Então, se por medo de expor-se a fraude está passando pela sua cabeça evitar as compras online, o conselho aqui é desistir. Além de gastar muito mais e correr o risco de não atualizar-se com velocidade quanto às melhores novidades do mercado, você estará andando na contramão da tendência.

E sendo a tendência, cedo ou tarde você precisará se adaptar, não há escapatória. Por isso, quanto antes você aprender a proteger-se das fraude e familiarizar-se com o universo das compras online, melhor.

Como prevenir de fraude nas compras online?  

O alto volume de compras e de dinheiro circulando nos e-commerces, motivados pelas facilidades que as compras online oferecem, faz a internet tornar-se o novo meio mais utilizado para fraude e golpes de todos os tipos. Sendo as compras online uma tendência inevitável, cabe clientes conhecerem os principais tipos de fraude e prevenirem-se, estando atentos para não serem pegos.

Confira as 4 melhores dicas para evitar cair em golpes e fraude nas compras online.

1. Prefira lojas mais conhecidas e teste as menos conhecidas

É comum que os melhores preços online sejam encontrados em lojas que você nunca ouviu falar. Isso justamente porque ao terem suas marcas menos conhecidas, esses comércios menores precisem recorrer ao preço final como diferencial competitivo para ganharem mercado.

Comprar deles pode ser uma grande vantagem comercial, mas também um grande risco, uma vez que pode se tratar de  uma empresa de fachada que recebe pelas compras e não entrega os produtos. Sendo assim, é importante considerar bem todos os custos envolvidos na compra, (frete, condições de pagamento, prazo de entrega, entre outros) e comparar com as condições oferecidas por lojas mais conhecidas.

Se a diferença de preços ainda for bem grande e comprar da loja conhecida seja muito mais barato, vale a pena fazer uma compra de teste. Faça transações de pequeno valor comercial para avaliar a seriedade da empresa, o comprometimento com os prazos de entrega e a qualidade do atendimento para o caso de necessidade de suporte.

2. Monitore a reputação da loja

Tanto para o caso de lojas pouco conhecidas, quanto para o caso das grandes redes, é muito importante checar a reputação do ecommerce. Isso porque o “modus operandi” de um comércio online é muito diferente de um comércio físico tradicional. Isso torna, infelizmente, comuns os casos de lojas que têm um atendimento incrível no estabelecimento físico, deixarem muito a desejar nas compras online.

Além disso, as maiores redes de lojas têm seguido a tendência de trabalhar no formato de Marketplace. Sendo assim, o site dessas lojas acaba tornando-se apenas uma vitrine para que pequenos fabricantes exponham seus produtos, sendo eles os responsáveis por faturar os pedidos e enviar diretamente ao consumidor final. 

Sendo assim, você pode estar no site das lojas Americanas, por exemplo, escolhendo algum produto com preço muito atraente, mas na verdade está comprando de uma pequena loja local. Por isso, muito embora as grandes redes de ecommerce selecione bem seus parceiros comerciais, é importante ficar muito atento no momento da compra, observando o nome da empresa de quem está comprando, para checar sua credibilidade. 

Para checar a reputação da loja, consulte sites como o Reclame Aqui e o eBit, que são referências de opinião pública sobre compras e atendimento online. Você também pode verificar, em pesquisas online,  se a loja disponibiliza CNPJ, endereço físico e canais de contato facilitado com o consumidor. 

Mini curso de Proteção de Dados

Gratuito e 100% online

3. Prefira comprar com o cartão de crédito 

Pouca gente sabe mas existe uma legislação que protege as compras online, dando ao consumidor o direito de cancelar a compra sem qualquer justificativa por até 7 dias após o recebimento do produto. No entanto, mesmo com essa proteção, comprar online com o cartão de crédito, é um dos meios de pagamento mais seguros atualmente.

 Isso porque o consumidor consegue pedir o cancelamento da cobrança pela operadora do cartão em caso de desacordos ou suspeitas de fraude. E a possibilidade de tratar diretamente com a  operadora do seu cartão torna o seu “reembolso” bem mais ágil que a devolução do dinheiro de uma transferência ou do pagamento de um boleto, por exemplo.

No entanto, é muito importante deixar os seus  dados dos cartões de crédito seguros, de modo que apenas pessoas de alta confiança tenham acesso. Além disso, também é uma boa prática gerar cartões de crédito virtuais para as compras online, com validade de uma única compra, para evitar prejuízos com clonagens de cartão.

4. Fique atento com as URLs dos sites onde compra

Boa parte das fraude que ocorrem nas compras online trata-se da clonagem de sites de e-commerce muito renomados. Deixando a aparência do site fraudulento exatamente igual ao da loja original, os criminosos dificultam a identificação por conta dos consumidores.

Por isso, é extremamente importante prestar atenção à URL, ou seja, ao endereço eletrônico do site onde está comprando. Confira o exemplo na imagem abaixo: 


Nos casos de fraude, os sites ficam com a parte inicial da URL bem parecida, mas com alguma diferença em relação à original. Por isso atente-se, a raiz da URL do site, ou seja, tudo que vem escrito antes da barra (/), deve estar sempre igual ao da loja original. 

Os códigos que aparecem após a barra geralmente indicam em que categoria de produtos você está navegando ou contemplam o código de alguma anúncio em que você tenha clicado, não representando maiores perigos, veja também nosso artigo Como saber se seu computador foi hackeado.

Conclusão

Em suma, comprar online é uma  realidade , por isso, é fundamental estar sempre atento às novas modalidades de fraude do mercado.

Além de seguir os passos indicados neste artigo, é muito importante manter seu computador protegido contra invasões e vírus que podem copiar seus dados cadastrais ,  usando-os para compras fraudulentas e gerando altos prejuízos e dores de cabeças.

Para isso, conte com um a Acadi-TI: somos especialistas  em monitoramento e prevenção de redes, sistemas e sites em geral. Conte com a expertise de nossos profissionais para proteger-se contra fraude e invasões digitais. Entre em contato e agende uma conversa para entender melhor nossos serviços, vai ser um prazer bater um papo com você.

Fale com um de nossos Consultores

Related posts

CND - Faça sua pergunta!

Um de nossos consultores entraram em contato.

Obrigado, mensagem enviada com sucesso!

CHFI - Faça sua pergunta!

Um de nossos consultores entraram em contato.

Obrigado, mensagem enviada com sucesso!

CEH - Faça sua pergunta!

Um de nossos consultores entraram em contato.

Obrigado, mensagem enviada com sucesso!

CSCU - Faça sua pergunta!

Um de nossos consultores entraram em contato.

Obrigado, mensagem enviada com sucesso!

ECSA - Faça sua pergunta!

Um de nossos consultores entraram em contato.

Obrigado, mensagem enviada com sucesso!

ECSS -Faça sua pergunta!

Um de nossos consultores entraram em contato.

Obrigado, mensagem enviada com sucesso!

Faça sua pergunta!

Um de nossos consultores entraram em contato.

Obrigado, mensagem enviada com sucesso!

EC-Council - Faça sua pergunta!

Um de nossos consultores entraram em contato.

Obrigado, mensagem enviada com sucesso!

Pós-Graduação -Faça sua pergunta!

Um de nossos consultores entraram em contato.

Obrigado, mensagem enviada com sucesso!

Aprenda como se proteger dos perigos da internet

Um de nossos consultores entraram em contato.

Obrigado, mensagem enviada com sucesso!