Quando em competições de CTF, a bandeira é normalmente uma parte ou trecho de um código, até uma peça de hardware, a competição pode avançar para uma série de perguntas. Neste sentido, fique mais por dentro do que é CTF e como jogar!
Então, o que é CTF?
O CTF que significa Capture The Flag ou “Capture a Bandeira” é um tipo de competição que pertence à segurança da informação. Ela desafia os competidores a resolver uma variedade de tarefas, que podem ser:
-
desde uma caça ao tesouro na Wikipédia;
-
exercícios básicos de programação;
-
até invadir um servidor para roubar dados.
Nesses desafios, o competidor geralmente é solicitado a encontrar um trecho específico de código, que pode estar oculto no servidor ou atrás de uma página da web. E esse objetivo, é chamado de bandeira, daí o nome CTF!
Mas como funciona?
Como muitas competições, o nível de habilidade para os CTFs, varia entre os eventos. Alguns são direcionados a profissionais com experiência em equipes de segurança cibernética. Normalmente, eles oferecem uma grande recompensa em dinheiro e podem ser mantidos em um local físico específico.
Por outro lado, demais eventos são voltados para o público de alunos do ensino médio e universitário. Às vezes, oferecendo suporte financeiro para a educação daqueles que estão bem posicionados na competição!
Assim, os CTFs podem ser jogados individualmente ou em equipes. De qualquer forma, o CTF está disponível para todos. E detalhe: muitos desafios não requerem conhecimento de programação e são simplesmente uma questão de resolução de problemas e pensamento criativo.
Por onde começar?
Para despertar sua curiosidade, compilamos uma lista de recursos que ajudarão a começar a aprender.
Introdução às técnicas comuns de CTF – como criptografia, esteganografia, etc.
Dicas e truques relacionados a desafios típicos de CTF
A prática do CTF
Muitos dos CTFs “oficiais” hospedados por universidades e empresas são competições com limite de tempo. Mas, existem outros, no entanto, que estão online 24 horas por dia, 7 dias por semana, e que podem ser usados como ferramentas práticas e de aprendizagem.
Aqui estão alguns que consideramos ideais para iniciantes.
CFTLearn – Uma coleção de vários desafios enviados por usuários voltados para os recém-chegados
Over the wire – Uma série de desafios mais difíceis.
Formas de práticas do CTF
Ataque-Defesa
Nesse tipo, as equipes defendem um PC host enquanto ainda tentam atacar os PCs alvo das equipes opostas. Cada equipe começa com um tempo designado para corrigir e proteger o PC, tentando descobrir o máximo de vulnerabilidades.
Jeopardy CTF
Apresentam aos concorrentes um conjunto de perguntas que revelam pistas que os orientam na resolução de tarefas complexas em uma ordem específica. As equipes recebem pontos para cada tarefa resolvida. Quanto mais difícil for a tarefa, mais pontos você pode ganhar após sua conclusão com êxito.
Assim, os desafios são normalmente divididos em categorias, que podem ser:
Web
Se concentra em encontrar e explorar as vulnerabilidades em aplicativos da web.
Análise forense
Investigar alguns tipos de dados, como fazer uma análise de pacote em um arquivo .pcap, por exemplo.
Criptografia
Se concentram na descriptografia de strings de vários tipos.
Engenharia reversa
Exploração de um determinado arquivo binário, onde os participantes precisam encontrar chaves por descompilação.
Existem truques para ganhar o CTF?
Existem várias maneiras de praticar as competições do CTF. Muitas vezes, competidores mais velhos postam em seus blogs sobre desafios e quebra-cabeças particularmente interessantes que eles resolveram.
Uma das dicas, é acompanhar sempre as novidades. Veja o que está acontecendo, em conferências e na comunidade mais ampla de segurança cibernética.
Também construa um kit de ferramentas. Pode saber quais ferramentas precisa para vencer, à medida que você pratica os exercícios e acessa os CTFs. Encontre uma abordagem que funcione para você e certifique-se de pesquisar ferramentas que você usou no passado.
Portanto, se você é novo em hackear, encontre um bom curso para aprender a usar essas habilidades. Você pode começar configurando um laboratório prático do tipo Kali Linux, Black Arch ou Parrot Security, para que possa obter experiência prática imediatamente.
Quando estiver pronto, trabalhe com os desafios do CTF e entre em uma competição. Agora, se você nunca experimentou um evento de CTF antes, não fique frustrado ou desista, porque a chave para qualquer tipo de hacking é a paciência.
Além disso, aqui estão alguns links que irão ajudá-lo e dizer quais ferramentas usar para resolver desafios de forma mais eficiente:
Em última análise, os CTFs são um ótimo hobby que o torna um hacker melhor. Na verdade, muitos dos hackers mais habilidosos vieram do CTF.
Com o avanço da tecnologia em ciber segurança, agora é possível entender, praticar e desafiar tudo em ambientes reais.
Se você nunca experimentou um evento de CTF antes, não fique frustrado ou desista. Saiba que a chave para qualquer tipo de hacking é a paciência. Embora às vezes seja difícil de ter, a única maneira de aprender é persistir e praticar por conta própria.
E que tal começar a jogar agora?
A Extreme Hacking é uma plataforma de treinamento e competição em cibersegurança, 100% brasileira e em constante crescimento. Ela se destaca por proporcionar experiências práticas e desafiadoras para profissionais de todos os níveis. Com uma vasta gama de desafios, desde simulações de ataques reais a exercícios de defesa cibernética, a Extreme Hacking capacita seus usuários a enfrentarem as ameaças digitais mais complexas de maneira eficaz. A plataforma é ideal para quem deseja aprimorar suas habilidades, obter certificações renomadas e se preparar para incidentes cibernéticos em ambientes controlados. Além disso, a Extreme Hacking promove competições como o Desafio CTF, que oferecem premiações atraentes e a oportunidade de ganhar reconhecimento na comunidade de cibersegurança.
Na verdade, o CTF é um ótimo hobby para aqueles interessados em solução de problemas e ou quem busca por segurança cibernética. A comunidade é sempre acolhedora e pode ser muito legal enfrentar desafios.
Ei, veteranos do CTF, fiquem à vontade para adicionar seus próprios recursos nos comentários abaixo neste artigo!
Para saber mais sobre CTF e dicas de cibersegurança, continue acompanhando nosso blog da ACADI-TI!
CURSO BLACK HAT HACKER
TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO OFICIAL ACADI-TI