Você sabe que em práticas de navegação, tanto a nível corporativo quanto individual, a utilização de constatações de inserção, acesso e infiltração são realizadas e autorizadas monitorar defesas, certo? Pois bem, você verá como o Bug Bounty Brasil pode conter um grande auxílio para aqueles que desejam auditar com segurança suas recompensas.
O Bug Bounty auxiliando as empresas
Lembrando: o Bug Bounty são tipos de programas que funcionam como recompensas pelo monitoramento realizado por hackers. Ou melhor, todos os bugs que aparecem em sites e sistemas, são monitorados por auditorias onde as empresas oferecem suas recompensas por quem detalhar a relatorização desses problemas. Principalmente, são oferecidas somas que dizem respeito a procedimentos de vulnerabilidade e segurança.
Neste sentido, o Bug Bounty concede que tanto desenvolvedores quanto hackers possam constatar e desvelar bugs que existem, de forma a antecipar o acesso público. É como se fosse um teste de QA externo antes de colocar em prática o seu acesso.
Dessa prática de Bug Bounty, podemos citar grandes empresas como:
- Google:
- Microsoft;
- Mozilla;
- Facebook;
- Yahoo!;
- Outras
Assim, muitas organizações de diversos setores vinculados, principalmente à tecnologia ou áreas específicas de governos, passaram a incorporar essas práticas e políticas de monitoramento, além é claro, das recompensas. Neste último caso, mesmo que esses tipos de ações sejam feitas dentro do campo de uma instituição, vem sendo patrocinada com maior regularidade, por várias empresas anunciando esses programas de Bug Bounty, com recompensa. Algumas plataformas são conhecidas como a HackerOne e a BugCrowd, por exemplo.
Nessas plataformas, as empresas podem contactar profissionais do meio web e hackers, a indicar a realização desses testes de segurança, garantindo os protocolos internos. Por outro lado, as empresas que desejam se conectar com as plataformas, podem expor suas demandas e selecionarem hackers de qualquer lugar, que se interessem a fazer seus testes.
Na verdade, não somente hackers profissionais podem realizar estes testes. Outros testes, podem ser pessoas que têm mínimo conhecimento de QA e que se inscrevem nas plataformas.
No momento em que uma empresa inaugura um portfólio, uma tabela de descrição das ações são encaminhadas, determinando quais são os procedimentos a serem feitos para cada caso. Cada ação gera um tipo de recompensa, pela atividade monitorada, se encontrar bugs, dependendo do tipo de falha.
O número de testes vem aumentando rapidamente com os anos recentes. Só no HackerOne, houve um aumento exponencial de mais de 100% sobre o período antecedente.
Quais são os valores do Bug Bounty Brasil?
Em relação às recompensas financeiras disponíveis e ofertadas pelas empresas, certas somas são até milionárias. Empresas como o Google, por exemplo, já chegaram a divulgar um Bug Bounty no valor de 1,5 milhão de dólares, no caso de desvendar possíveis bugs ou vulnerabilidades no sistema.
Quais são as vantagens do Bug Bounty
Mas para iniciar, o usuário precisa adquirir gradativamente um status nas plataformas, tornando seu perfil mais profissional, o que será mais fácil de ser aceito.
De qualquer forma, o Bug Bounty garante que qualquer usuário tester, consiga, mesmo sem muita experiência ou conhecimento tecnológico, dar seus primeiros passos. Com o passar do tempo e da experiência adquirida, ele poderá dilatar o seu grau dentro da plataforma.
Por outro lado, essas práticas e iniciativas, promovem uma maior integração entre usuários de testes e as empresas, diluindo o aspecto apenas corporativo de suas tecnologias. Assim, esse conhecimento é compartilhado por uma grande gama de pessoas em todo o mundo, gerando uma rede de saberes.
Além disso, promove uma percepção do valor no desenvolvimento de sistemas, software e aplicativos, para torná-los mais seguros.
Podemos dar a você algumas dicas legais sobre seus primeiros passos no Bug Bounty:
Inicie devagar
Para quem não tem experiência ou nunca entrou em uma plataforma, primeiro familiarize-se. Comece, opcional, por uma única ação, ao invés de duas ou mais.
Deixe a questão financeira em segundo plano
Se você focar apenas na recompensa, você não estará focando em desenvolver outras habilidades técnicas. Portanto, mesmo que venham (e virão) renda mínimas e variáveis, ainda assim, aproveite a oportunidade de aprender.
Desenvolva relatórios objetivos
Deixe claro quais são as suas descobertas. Evite complexificar os dados. Se existe alguma vulnerabilidade, você deve reportar de forma adequada e correta, seguindo as orientações da empresa. De nada adianta descobrir uma falha se você não está sendo claro no seu report.
Crie estratégias
Se você iniciar pelos caminhos já traçados de outros, é provável que não encontre muitas vulnerabilidades. Mas, caso opte por seguir um traçado diferente, mais chance de encontrar falhas reais.
Assim, nesse universo do Bug Bounty, difícil será encontrar grandes bugs em potenciais empresas. Isso porque suas equipes de desenvolvedores já aplicam muitos testes. Porém, ainda assim, é válido estar atento a esses incentivos, já que muitos bugs sempre são vistos em auditorias fora do ambiente corporativo.
Continue estudando
Só o conhecimento tecnológico é que garante a você uma maior vantagem sobre os demais. Portanto, o Bug Bounty exige conhecimento e inserção nas diversas comunidades que existem, trocando sempre informações atualizadas. Há cursos online que dão acesso a esses conhecimentos específicos.
Na verdade, a realização dessa experiência, se reverte num aprendizado excepcional que vai muito além do uso do Bug Bounty, mas em outras áreas da tecnologia que se abrem.
Bug Bounty Brasil
Você sabia que em 2020, foi lançada a primeira plataforma de Bug Bounty no Brasil?
Ela é a BugHunt, e já contou inicialmente com um envolvimento de mais de 1,5 mil usuários, e logo, mais de 250 tipos de vulnerabilidades. A BugHunt é gerida pela empresa Esi Cibersecurity, de São Paulo.
Mas, você também pode ter acesso a outras plataformas atualizadas para 2021, tais como:
- Hackerone;
- BugCrowd;
- OpenBugBounty;
- SynAck;
- YesWeHack.
Além disso, também foram divulgadas as listas de programas que costumam ser aplicados para caçar bugs nas plataformas.
Fique atento: empresas como o Facebook já está recompensando pra quem descobre bugs em pagamentos de débito, e eventualmente, o Yahoo já ofertou até 15 mil dólares, a Ford Foundation patrocinou usuários para testar na Uber, Microsoft e Adobe.
E entre todos os países, a Índia se destacou pela enorme quantidade de hunters no mundo. Por isso, não perca seu lugar. Comece agora no Bug Bounty Brasil a acreditar na sua experiência técnica.
Com a ACADI-TI, você sabia que tudo o que quiser saber sobre o universo hacker está à sua disposição?
Acesse agora o Guia Completo sobre Hacker e faça parte dessa enorme comunidade global!
Adquira a sua primeira certificação em cibersegurança para competir em alto nível!
TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO OFICIAL ACADI-TI
CURSO LGPD 365