EC-Council: Conheça a líder global em educação em segurança cibernética.
EC-Council é a mais prestigiada e renomada certificadora de hackers éticos do mundo. Aliás, todo e qualquer profissional de cibersegurança conhece se não possui certificação sabe que esse é um dos pré requisitos para quem quer ser autoridade na área
A empresa The International Council of E-Commerce Consultants, conhecida no Brasil como Conselho Internacional de Consultores de Comércio Eletrônico, EC-Council. Portanto é uma organização baseada em membros que certifica indivíduos em várias habilidades de e-business e segurança.
A EC Council é a responsável e desenvolvedora dos programas mundialmente famosos de EC-Council Certified Ethical Hacker (CEH), Computer Hacking Forensics Investigator (C| HFI), Certified Security Analyst (ECSA), License Penetration Tester (LPT). Logo entre vários outros oferecidos em mais de 60 países ao redor do mundo.
Assim como essas certificações são reconhecidas mundialmente e receberam endossos de várias agências governamentais. Incluindo o Governo Federal dos EUA e da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) e do Comitê de Sistemas de Segurança Nacional (CNSS). assim certificando a Certificação Ética do Conselho EC Hacking (CEH), Administrador de segurança de rede (ENSA).
EC-Council e os grandes obstáculos do início.
Sabemos que nada é fácil no começo, não é mesmo?
Mas a EC-Council além das dificuldades normais de qualquer empreendimento tinha ainda um grande obstáculo a superar. Ou seja, a palavra Hacker.
Embora o termo Hacker tenha suas raízes muitas décadas atrás, derivado da manipulação de hardware, passando técnicas de ligação a longa distância usando apitos encontrados em caixa de cereais nos anos 90.
Quando o termo hacker apareceu na mídia ela estava ligada a atitudes de jovens baderneiros e a alguns casos de invasões que já possuíam requintes de ações criminosas de pequenos grupos. Então esses começaram a se beneficiar de forma fraudulenta através de ataque e sequestro de dados, tudo isso acontecendo em meio a crescente implantação de grandes corporações para a era da informática.
E tão logo o termo hacker estava erroneamente ganhando as manchetes sempre ligado a acontecimentos ilícitos. Contudo continuava o desafio da EC-Council.
Foi então no começo dos anos 2000 que os hackers de computador começaram a ser reconhecidos como uma profissão. Por fim, momento esse que a EC-Council iniciou o Certified Ethical Hacker. Porém naquela época ficou evidente que todos ignoravam as duas primeiras palavras, Certified Ethical e simplesmente focavam no terceiro, Hacker.
Mesmo nos dias de hoje o rótulo Hacker carrega consigo um estigma, na mente dos profissionais de negócios, que denotam o hacker um personagem ruim. Em suma, alguém que apenas quer danificar coisas, invadir sistemas e roubar informações confidenciais ou alguém vasculhando a dark web fazendo coisas sinistras.
Muitas organizações evitaram endossar qualquer forma de Hacking ou teste em suas redes por medo. Assim a EC-Council precisava quebrar esse paradigma.
Primeira certificação EC-Council.
O EC-Council lançou o CEH Certified Ethical Hacker em 2003 em meio ao ceticismo e dúvidas e fornece um norte aos profissionais de segurança cibernética para estabelecer a legitimidade em seus processos de teste. Bem como uma forma de comunicar ao mundo uma estrutura sob a qual uma nova prática nasceu, Ethical Hacking.
Quase 20 anos depois, em meio ao pior caos enfrentado pela humanidade no último século. Ou seja, empresas e governos se viram em uma corrida contra o tempo para conectar seus funcionários de forma remota às empresas, criando assim inúmeras brechas de seguranças.
E nesse momento da pequena a grande empresa todas voltam sua atenção para como se defender. Em outras palavras a EC-Council se fortalece.
Diante dessa situação, assim que uma empresa entende que é preciso se proteger e vai em busca de quais profissionais poderão ajudar. Portanto, todas se deparam com o analista de cibersegurança conhecido também como Hacker ético.
Nos dias de hoje muitas organizações e governos participam de atividades de segurança cibernética defensivas e ofensivas. Ou seja, por meio de configuração de rede, avaliação de risco, análise de vulnerabilidade, teste de penetração, defesa proativa de rede. Todavia, no caso de entidades governamentais, Defesa de Rede de Computadores, Exploração de Rede de Computadores e Rede de Computadores Ataque comumente conhecido como CND, CNE e CNA.
Estrutura para a primeira certificação CEH – EC-Council.
No início, o EC-Council criou uma estrutura para a certificação de Hacking Ético, em 5 fases. Assim, mostrando uma metodologia mensurável e repetível para identificar vulnerabilidades e os exploits correspondentes disponíveis.
Ao estabelecer uma metodologia e definições padrão, o CEH ficou definido como uma profissão inteira. Contudo, hoje mais de 250 mil profissionais de cibersegurança em 145 países foram treinados para serem Hackers Éticos Certificados.
Logo uma simples busca pela pela palavra CEH no LinkedIn revelará mais de 70.000 profissionais ativos que possuem a certificação EC-Council. Aliás em vários níveis em muitas das principais empresas e entidades governamentais do mundo. Resumindo, o CEH da EC-Council tem sido a certificação de referência por quase 20 anos.
Certificação da EC-Council vale a pena?
A cibersegurança, principalmente o Ethical Hacking, viu um grande aumento na demanda e popularidade nos últimos 15 anos. Portanto o que a EC-Council pregou a tanto tempo estava finalmente acontecendo.
Sobretudo, essa rápida escalada criou no mercado oportunidade para empresas oportunistas dispostas a aceitar seu dinheiro em troca de ensino de péssima qualidade. Contudo a EC-Council está sempre tentando alertar sobre tal assunto.
A pergunta que você precisa fazer é:
De fato, quão bom são os cursos e se o que estão vendendo de fato te beneficiará a longo prazo?
Por certo esta é uma dúvida que se coloca diariamente nas empresas de certificação em todo o mundo.
Se nós vamos criar uma certificação para pessoal, como podemos garantir que estamos conduzindo o programa adequadamente e que não estamos enganando as pessoas?
Sem dúvida a EC-Council, sempre estabelece os mais alto nível em suas certificações internacionais de acordo com os órgãos mais competentes.
A resposta é validação de terceiros simples e independentes. Não, não estamos falando sobre depoimentos de clientes, estamos falando sobre ANSI, ou American National Standards Institute, especificamente, ANSI 17024.
Visto que o organismo de acreditação que segue as regras do Departamento de Ensino dos Estados Unidos da América, pois treinamento profissional e certificações são diferentes.
As organizações regulamentadas ANSI 17024 seguem padrões rigorosos em torno do desenvolvimento e manutenção de seus exames.
Os planos de exame são cuidadosamente elaborados por meio de um processo de 10 etapas que inclui:
- Identificação de Cargo na Indústria
- Análise de Tarefa de Trabalho
- Mapeamento de Padrões
- Desenvolvimento de material didático
- Identificação KSA (habilidades e habilidades de conhecimento)
- Desenvolvimento de Laboratório
- Desenvolvimento de exames
- Avaliação do painel qualificado
- Lançar
- Revisão, monitoramento e melhoria contínua
Assim a EC-Council se orgulha de seus padrões de qualidade e de tudo que oferece a seus alunos.
A qualidade de todas as nossas certificações EC-Council.
Acima de tudo a EC-Council tem a missão de definir melhor as funções de trabalho do mercado de cibersegurança e estabelecer certificações básicas que ajudam a impulsionar a indústria através de nossas certificações.
A ANSI mantém um programa por meio de um importante processo de pré-lançamento que seleciona programas eficazes e confiáveis que oferecem benefícios reais no trabalho para nossos detentores de certificação.
Bem como nós da EC-Council sempre que temos a oportunidade, aconselhamos fortemente a todos que possuem interesse em se especializar e se certificar é: Sempre pergunte antes de comprar ao selecionar certificações profissionais, especialmente na área de cibersegurança.
Reconhecimento pelo DoD e NCSC.
Bom para que você possa entender mais a fundo a nossa qualidade de ensino, quando se trata de cibersegurança nos Estados Unidos, o Departamento de Defesa americano é o maior empregador.
O DoD é generalizado e seus requisitos são muitos quando se trata de funcionários de cibersegurança. Nesse sentido a EC-Council garante a qualidade.
Do mesmo modo para garantir que os trabalhadores atendam a um padrão mínimo de linha de base, a diretriz 8570 do DoD foi criada, fornecendo categorização de alto nível das funções de trabalho, exigindo certificação profissional para 100% dos trabalhadores.
Por 11 anos, a EC-Council desempenhou um papel fundamental na certificação dos profissionais de cibersegurança de primeira linha, conhecidos como provedores de serviços de segurança cibernética ou funções CSSP.
Recentemente, adicionamos nossa Liderança Executiva, CCISO, bem como nosso certificado forense, CHFI a esta lista em suas respectivas categorias, mas para CEH, somos uma certificação de linha de base necessária para mais de 300 funções de trabalho de segurança cibernética publicadas em quatro das cinco categorias CSSP.
Assim como o Departamento de Garantia de Segurança da Informação, o DISA mantém a lista de credenciais válidas aqui.
Além disso, em uma demonstração de confiança e segurança, o National Cyber Security Center (NSSC) é uma organização do governo do Reino Unido que fornece consultoria e suporte para o setor público e privado sobre como evitar ameaças à segurança do computador.
Com sede em Londres, forneceu o credenciamento de Treinamento Certificado NCSC para os programas de Certified Ethical Hacker – CEH e Analista de Segurança Certificado ECSA mundialmente renomados do EC-Council.
Como são realizados os treinamentos na EC-Council?
Ao passo que já se foi o tempo de ensino através de projeções por meio de PowerPoint, nos dias de hoje os alunos exigem experiências de aprendizado realmente sólidas e tecnologicamente ricas. Nesse sentido a EC-Council garante isso a seus alunos.
Contudo ensinar habilidades táticas de cibersegurança pode ser um desafio, em virtude, ensinamos nossos alunos a quebrar coisas. Pois eles aprimoram seu conjunto de habilidades para no futuro explorarem seus alvos sem quebrá-los, mas no começo todos quebram coisas e muito…
Esse processo de aprendizado pode ser muito desgastante para a instalação, mas a EC-Council se compromete a essa qualidade. Ou seja, onde eles aprendem, os administradores de TI responsáveis pelas máquinas estão sempre em constante corrida para consertar e manter as configurações adequadas.
Treinamento prático via iLabs EC-Council.
De antemão foi exatamente por isso que criamos o iLabs EC-Council. Por meio do iLabs, criamos uma nuvem virtual de máquinas totalmente privada para cada aluno.
Embutidos nesta nuvem privada estão mais de 2.200 ferramentas de hacking, malware, vírus, cavalos de tróia, máquinas-alvo, discos rígidos, etc.
Todos usados como parte da experiência de aprendizagem EC-Council. Exemplo, à medida que ensinamos os alunos sobre ataques de injeção de SQL, nosso curso ensinará o que é injeção de SQL, linhas de comando comuns usadas para testar a vulnerabilidade. Mas no iLabs, fornecemos aos nossos alunos uma máquina de ataque, bem como uma máquina-alvo com um site pré-configurado que está configurado para ser vulnerável à injeção de SQL.
Assim como os alunos podem realizar o ataque, criar usuários, escalar privilégios e, eventualmente, invadir o servidor por meio do front-end da web.
Ter acesso imediato a alvos vulneráveis ajuda os alunos a identificar o que estão procurando e como se comportar. Assim também criando a capacidade de reparar o código, eliminar a vulnerabilidade e, por fim, remediar o risco.
Enfim tudo isso está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, por meio de uma ferramenta Cyber Range totalmente automatizada – iLabs EC-Council.
Não há necessidade de esperar a abertura do laboratório, agendar horário ou aguardar a configuração, nossas ferramentas funcionam por meio de uma conexão simples da web no navegador.
Em conclusão oferecemos mais de 140 exercícios e laboratórios para ajudar os alunos a dominar as habilidades adquiridas em nossos cursos.
EC-Council Comunidade Global Forte.
Sendo um Hacker Ético Certificado EC-Council, você estará em boa companhia.
Sobretudo existem várias comunidades em todo o mundo que se orgulham de representar seu status como Hackers Éticos Certificados pela EC-Council.
Com mais de 70.000 profissionais no LinkedIn com nossa credencial e mais de 250 mil pessoas que já passaram pelo programa, CEH é uma credencial bem conhecida.
Seja como for se tornar ativo na comunidade de segurança da informação, mantendo credenciais reconhecidas, tem o potencial de abrir um mundo de oportunidades para você.
Conclusão.
Bom, sabemos que nos dias de hoje profissionais de cibersegurança estão em grande demanda e a EC-Council se orgulha disso. Porém saber escolher com quem e onde é um dos principais pontos que definem o profissional de alta performance para os curiosos.
Grandes empresas estão cada vez mais à procura de profissionais com certificações reconhecidas internacionalmente, principalmente as com peso do nome EC-Council.
Por isso esse não é um mercado para amadores!
Todos os dias milhares de novos ataques ocorrem, o Brasil no ano de 2020 infelizmente liderou o ranking mundial de ataques de cibercriminosos.
Essa informação só reforça que o profissional de cibersegurança será cada vez mais requisitado.
O Brasil possui poucos profissionais para muita demanda, fazendo com que grandes empresas realizem verdadeiros leilões para ver quem paga mais por um profissional certificado.
Na verdade isso ocorre não só no Brasil e após a pandemia muitas empresas do mundo todo começaram a entender que profissionais trabalharem de forma remota é possível.
Enfim, gerando ainda mais oportunidades para profissionais trabalharem para empresas de países onde a moeda em relação ao Real são muito mais fortes. Fazendo que na hora da conversão o profissional brasileiro obtenha já de início salários que facilmente chegam na casa dos 20 mil Reais ou mais.
Para saber quais maneiras um Hackers Éticos faturam grandes somas de dinheiro trabalhando de forma remota. Veja esse artigo onde falo sobre hacker faturando mais de 1 milhão de dólares por ano.
E aí se interessou por uma certificação da renomada EC-Council? Veja nossa lista completa de certificações EC-Council.
Acadi-TI, é o principal Centro de Treinamento Autorizado EC-Council do Brasil. A que mais certifica profissionais no Brasil com o índice de 93,5% de aprovação e ganhadora do prêmio “EC-Council ATC Best New Comer Award” da região LATAM em 2019.
ACADI-TI Centro Autorizado EC-CouncilCONHEÇA TODAS AS CERTIFICAÇÕES EC-COUNCIL