fbpx
Scroll to top

Ferramentas de cibersegurança para 2022 (parte 2)


Josué Adil - - 0 comments

As principais ferramentas de cibersegurança para 2022 que todo profissional de cibersegurança precisa continuamos descrevendo aqui. Sendo assim, muitas empresas consideram a cibersegurança uma das principais prioridades. 

O aumento da dependência da tecnologia para impulsionar as operações críticas de negócios levou a uma proliferação do crime cibernético. Ataques bem sucedidos resultam em consequências devastadoras para a vítima, incluindo reputação danificada, perda financeira, negócios comprometidos e dados de clientes, entre outros. 

Além disso, os ataques cibernéticos levam as empresas ao caos. Como tal, toda organização requer a implementação dos melhores controles para alcançar a segurança ideal.

Para tanto, as organizações devem estar familiarizadas com as diferentes ferramentas de cibersegurança para 2022 e suas respectivas categorias. Descrita abaixo está nossa lista de ferramentas de cibersegurança.

Preparado?

Ferramentas de cibersegurança para 2022 para criptografia.

Nesse sentido, essas são as principais ferramentas de cibersegurança para 2022 indicada para os profissionais da área de criptografia.

TrueCrypt

Apesar do TrueCrypt ficar vários anos sem ser atualizado, ele ainda é considerado uma das ferramentas de cibersegurança para 2022 de criptografia. Ou seja, mais populares de criptografia instantânea. A ferramenta pode criptografar um dispositivo de armazenamento inteiro, uma partição do meio de armazenamento ou criar discos virtuais criptografados em um arquivo. Além disso, sendo um sistema para criptografar discos, o TrueCrypt permite que os profissionais de segurança criptografem o conteúdo em camadas usando dois tipos diferentes de controle de acesso. Portanto este é um dos motivos pelos quais o TrueCrypt continua sendo uma ferramenta popular para criptografia, mesmo depois que seus desenvolvedores pararam de fornecer as atualizações necessárias.

KeePass

Os especialistas em cibersegurança usam o KeePass principalmente para fins de gerenciamento de identidade. Assim é altamente aplicável a diferentes tipos de configurações de escritório. Então ele permite que os usuários do sistema usem uma única senha para acessar todas as contas que usam por motivos de trabalho. O KeePass tem vantagem sobre outros tipos de ferramentas de gerenciamento de identidade, pois combina segurança com conveniência. Por exemplo, a ferramenta permite que os usuários do sistema criem senhas exclusivas que podem usar para proteger contas diferentes.

Ao acessar uma conta, o KeePass preenche automaticamente a senha dessa conta, uma vez que a senha mestra tenha sido fornecida. A maioria das violações do sistema ou da rede são causadas por gerenciamento de senha incorreto. Profissionais de segurança usam KeePass para gerenciar riscos de segurança causados ​​por elementos humanos.

Tor

Tor é uma das ferramentas de cibersegurança para 2022 altamente eficiente usada para fornecer privacidade aos usuários quando conectados à internet. Isso ocorre por meio do roteamento das solicitações que os usuários fazem a diferentes servidores proxy, de forma que seja difícil rastrear sua presença na Internet. O uso cuidadoso do Tor garante que o usuário seja indetectável. O Tor é aplicado para garantir a segurança das informações. E nem tanto para prevenir incidentes de cibersegurança.

Ferramentas de cibersegurança para 2022 para monitorar a segurança da rede.

Nesse sentido, essas são as principais ferramentas de cibersegurança para 2022 indicada para os profissionais da área de segurança de rede.

Splunk

Splunk é uma das mais versáteis e rápidas ferramentas de cibersegurança para 2022 para monitorar a segurança de uma rede. Ele é muito usado para pesquisas históricas de dados de ameaças e para conduzir análises de rede em tempo real. Splunk é uma ferramenta de cibersegurança amigável, equipada com uma forte função para conduzir pesquisas e também contém uma interface de usuário unificada. Além disso, os profissionais de segurança usam o Splunk para capturar, indexar e agrupar dados em repositórios pesquisáveis ​​e gerar relatórios, alertas, gráficos, visualizações e painéis em tempo real.

PoF

PoF é uma ferramenta de cibersegurança para 2022 sendo amplamente utilizada para monitorar redes independentemente de os desenvolvedores não terem lançado atualizações por um longo tempo. No entanto, essa ferramenta é eficiente e simplificada e não gera tráfego de dados adicional durante o monitoramento da rede. Os especialistas em cibersegurança usam o PoF para detectar os sistemas operacionais de hosts conectados a uma rede. Enquanto novatos podem ter dificuldades para aprender e usar, mas ele é muito útil para quem tem mais conhecimento.

Argus

Argus é uma ferramenta de cibersegurança para 2022 de código aberto e uma das mais amplamente utilizadas para analisar tráfegos de rede. O Argus é um acrônimo para Audit Record Generation and Utilization System. O Argus foi projetado para conduzir análises aprofundadas dos dados comunicados em rede. Assim ele tem recursos poderosos para filtrar grandes quantidades de tráfego e fornecer relatórios abrangentes e rápidos.

Nagios

O Nagios oferece aos especialistas em segurança a capacidade de monitorar redes e hosts e sistemas conectados em tempo real. Assim, essa ferramenta emite alertas aos usuários assim que identifica problemas de segurança em uma rede. No entanto, os usuários podem optar pelos alertas de notificação que desejam receber. O Nagios pode monitorar serviços de rede como SMTP, NNTP, ICMP, POP3, HTTP e muitos outros.

OSSEC

OSSEC é uma ferramenta de cibersegurança para 2022 de código aberto para detectar intrusões em uma rede podendo ser usado em várias plataformas. Sendo assim capaz de fornecer análises em tempo real aos usuários em relação aos eventos de segurança de um sistema. Nesse sentido os usuários podem configurar para monitorar continuamente todos os pontos possíveis que podem ser uma fonte de acesso ou entrada não autorizada. Isso inclui arquivos, processos, logs, rootkits e registros. Exemplos de tais plataformas são Windows, Linux, Mac, VMWare ESX, BSD, entre outros.

Ferramentas de cibersegurança para detectar invasões de rede.

Nesse sentido, essas são as principais ferramentas de cibersegurança para 2022 indicada para os profissionais da área de invasão de rede.

Snort

O Snort é uma das ferramentas de cibersegurança para 2022 do sistema de prevenção e detecção de intrusão de rede de código aberto. Sendo assim usado para analisar o tráfego da rede para identificar instâncias de tentativas de invasão. As ferramentas de intrusão e detecção incorporadas capturam o tráfego da rede e o analisam. Assim o comparando a um banco de dados contendo perfis de ataque registrados anteriormente. No entanto, essas ferramentas de detecção de intrusão fornecem aos profissionais de segurança alertas sobre instâncias potenciais de intrusões. Logo as ferramentas de prevenção de intrusão evitam as intrusões, bloqueando o tráfego malicioso identificado.

Snort é altamente benéfico, pois é compatível com todos os tipos de sistemas operacionais e hardware. Portanto as funcionalidades adicionais do snort incluem a realização de análise de protocolo, pesquisa e correspondência de dados capturados do tráfego de rede e identificação de ataques frequentes exclusivos às redes. Enfim, isso inclui ataques CGI, ataques de estouro de buffer, ataques de scanner de porta furtiva, ataques de impressão digital e muitos outros.

Acunetix

Na maioria das vezes, as organizações temem que os cibercriminosos possam executar ataques diretamente por meio de ataques de engenharia social, ameaças internas ou por meio de firewalls implementados. No entanto, as organizações podem não considerar o foco em operações de segurança em aplicativos baseados na web, como páginas de login, formulários online e carrinhos de compras. Como tal, Acunetix foi projetado para permitir que as empresas definam defesas para proteção contra milhares de ameaças de segurança. Sendo exclusivas para os sites e aplicativos. Enfim o Acunetix frequentemente rasteja por toda a arquitetura do sistema, realizando ataques de convecção para testar a eficácia das respostas das defesas de segurança aplicadas.

Forcepoint

Os administradores de rede e segurança adoram usar essa ferramenta de por isso está indicada como ferramentas de cibersegurança para 2022. Amplamente utilizado o Forcepoint personaliza o SD-Wan de forma que os usuários sejam impedidos de acessar conteúdos de recursos específicos. No entanto, as personalizações também são usadas para bloquear tentativas de exploração ou intrusões. Por meio do Forcepoint, os administradores de rede podem detectar rapidamente atividades suspeitas em uma rede, permitindo que implementem as ações apropriadas. O Forcepoint foi projetado principalmente para usuários de nuvem e inclui funcionalidades práticas, como bloqueio ou aviso sobre servidores em nuvem com potenciais riscos de segurança. Enfim, em outros aplicativos, o Forcepoint fornece segurança extra e níveis mais altos de acesso a áreas que contêm informações ou dados críticos.

GFI LanGuard

O GFI LanGuard é uma ferramenta de cibersegurança para ser usada em 2022 para monitorar redes continuamente. Também verificando vulnerabilidades e aplicando patches sempre que possível. A ferramenta está entre as poucas redes de cibersegurança que demonstram o compromisso de uma organização com a conformidade de segurança quando aplicada à segurança de rede. Além disso, a ferramenta fornece auditoria de rede e software para identificar vulnerabilidades em dispositivos móveis e computadores desktop conectados a uma rede. Enfim, a ferramenta é popular entre os usuários dos sistemas operacionais Windows, Mac e Linux, pois cria patches automaticamente.

Conclusão

Se você se interessa por essa área, temos cursos profissionalizantes com certificação internacional para começar a atuar nesse mercado e em muitos outros. Transforme sua carreira e venha para esse mercado altamente lucrativo da cibersegurança.

Ainda assim, quer você seja um iniciante ou um profissional de cibersegurança experiente, verá que essas indicações de ferramentas de cibersegurança para 2022 são indispensáveis. Para se aprimorar ainda mais você também pode fazer parte da nossa formação Prime, um verdadeiro netflix de cibersegurança.

E se você quiser fazer parte da elite do mercado de cibersegurança, junte-se a nós e venha ser um Acadiano.

Deixe aí nos comentários o que você achou de conhecer essas ferramentas de cibersegurança para 2022, e se você não viu ainda temos a parte 1 com mais indicações de ferramentas de cibersegurança para 2022 para outras áreas.

Em outras palavras, para continuar sempre bem informado sobre os principais assuntos de cibersegurança, siga nosso blog e acompanhe todas as notícias.

Related posts

Open chat
Fale conosco
Olá
Como podemos te ajudar?