fbpx
Scroll to top

Dicas de carreira: Vantagens das certificações em TI


Josué Adil - - 0 comments

Dicas de carreira: Vantagens das certificações em TI

Veja os benefícios e vantagens que certificações em TI podem trazer para a carreira de profissional dessa área.

 

Realizar cursos e ter certificações em TI é fundamental para quem deseja trabalhar nessa área. Já que, ter mais capacitação nessa categoria garante melhores empregos e salários mais elevados

Há empresas que exigem um curso superior. Outras, no entanto, preferem pessoas com um excelente nível de conhecimento e certificações no ramo. Bem como, há também, vagas que exigem as duas coisas: graduação e certificações.

Assim, uma graduação na área, junto com várias Certificações em TI, é a  combinação perfeita para quem deseja crescer nessa carreira. Esse “combo” amplia o poder de competitividade profissional para os melhores cargos e salários da área. 

Independente do caso, profissionais de TI ativos, ou mesmo os aspirantes, podem se beneficiar muito com as vantagens que as certificações de TI. Essas formações podem ser consideradas verdadeiros investimentos, aumentando muito a rentabilização da remuneração a médio prazo.

O custo-benefício é ótimo:  o dinheiro gasto para os custos de treinamento, preparação e exames, bem como o tempo necessário para obter a credencial, resultarão, ao final do processo, em um ganho líquido muito maior que o valor investido. No entanto, é necessário bom planejamento e ter paciência.

Apesar dos benefícios que as certificações podem trazer, muitas pessoas ainda têm dúvidas. É, realmente, importante ter certificação e TI hoje em dia? As certificações efetivamente ajudam a destacar o currículo? Ter certificação pode tornar você um candidato mais competitivo para as vagas de TI com os maiores salários? Quais as novas possibilidades que ela poderá abrir na carreira? Descubra essas e muitas outras respostas ao continuar a leitura deste artigo! 

Atualização constante

Uma certificação é um comprovante que atesta a competência de uma pessoa em determinada tecnologia, metodologia, processo ou programa. Para ser certificado, o profissional deve ser aprovado em um exame proposto pela entidade responsável, assim, irá demonstrar o seu conhecimento de forma prática. 

Desse modo, as certificações em TI dão a garantia à empresa de que o profissional está apto a exercer determinada função, de forma eficiente. Elas podem ser obtidas tanto por uma pessoa que está iniciando na área como por um profissional que já está bastante tempo no mercado.

E é uma ótima maneira de se manter atualizado,  de não ser um profissional obsoleto. Conquistar essas certificações demonstra que você tem motivação, foco e dedicação ao seu trabalho, fazendo com que tenha mais credibilidade profissional.

Certificações em TI dão Maior destaque na concorrência por uma vaga 

Outra grande vantagem das certificações em TI é em relação ao destaque no mercado pela concorrência por uma vaga. Devido ao nível de dedicação e empenho necessários para obtenção de uma certificação, há poucos profissionais qualificados em relação a quantidade de vagas que precisam deste nível de conhecimento. Assim, os candidatos certificados já largaram alguns pontos a frente.

Dicas de carreira Vantagens das certificações em TI

Além disso, certificações  de TI são importantes na construção do profissional, pois também simbolizam a seriedade e a persistência de um profissional para ter sucesso em qualquer projeto. As grandes empresas observam e valorizam este tipo de comportamento, pois percebem o quanto os negócios podem se beneficiar com disso.

Mini curso de Proteção de Dados

Gratuito e 100% online

Melhor remuneração e crescimento profissional

Há um princípio básico que ordena a precificação de qualquer coisa no mercado: a lei de oferta e procura. Trazendo para o mundo dos profissionais da TI, quanto  mais capacitado e especialista você for, mais difícil para a empresa te encontrar e, consequentemente,  melhor será sua remuneração. Nesse contexto, certificações de TI são excelentes diferenciais quando se fala em vagas de alta remuneração e promoções profissionais. 

Elas enviam uma mensagem clara ao empregador que você tem domina os conceitos e as tecnologias necessárias para o novo cargo, e que possui habilidades e qualificações para desempenhar funções essenciais no trabalho.

Uma recente pesquisa publicada pelo site CIO (versão americana), feita com mais de 1.700 profissionais de TI certificados, apresentou dados importantes relacionados a área.

Veja abaixo, a média salarial de profissionais de TI certificados, com base em dólar americano. 

  • 1. Project Management Professional (PMP): $101,000;
  • 2. Certified Information Systems Security Professionals (CISSP): $97,000;
  • 3. Red Hat Certified Engineer (RHCE): $90,000;
  • 4. VMware Certified Professional (VCP): $95,000;
  • 5. CompTIA A+: $47,000;
  • 6. Oracle DBA: $103,000;
  • 7. Information Technology Infrastructure Library: $98,000;
  • 8. Cisco Certified Internetwork Expert (CCIE): $103,000;
  • 9. Cisco Certified Network Associate (CCNA): $86,000;
  • 10. Microsoft Certified IT Professional (MCITP): $85,000;
  • 11. Microsoft Certified Technology Specialist (MCTS): $90,000;
  • 12. Microsoft’s Certified Systems Engineers (MCSE): $77,000.

Você vira referência 

Quando um profissional de TI se certifica, ele passa a fazer parte de uma comunidade e também vira referência. Pois, passa a ter acesso a diversos conteúdos exclusivos, que disponíveis apenas para quem passou pela sua jornada de certificação.  

Ao finalizar suas certificações, você ganha acesso a blogs exclusivos, livros, discussões e até mesmo a eventos, dependendo do instituto. Acaba sendo uma vantagem muito interessante. Além disso, você eleva a sua autoridade e credibilidade profissional o que gera uma maior remuneração e crescimento profissional.

Por isso,  quem faz certificações em Ti também pode atuar  treinar os times e empresas onde atua, bem aumentam potencial para criar um networking poderoso.  Institutos como Axelos®, PMI® e EXIN®, por exemplo, sempre fazem convites para eventos e entrevistas aos profissionais mais qualificados da área. O que pode abrir portas para convites para dar aulas ou para entrevistas, o que fortalece muito seu nome profissional.

 

Você poderá dar aulas

Sendo especialista, você poderá multiplicar o seu conhecimento, melhorar a comunicação com o seu time ou até dar aulas em cursos e formações, abrindo mais possibilidades para a sua carreira.

Portanto, com o passar dos anos, adquirindo mais experiência, você pode ministrar aulas de acordo com as certificações e ampliando as atividades, podendo inclusive incluir palestras, treinamentos e workshops. Com isso, o profissional de TI pode expandir meu portfólio de serviços e fornecer ainda mais conhecimento para as pessoas.

Vantagens das certificações pela Acadi TI

Ter uma certificação da Acadi TI trará uma série de vantagens. A empresa de consultoria auxilia profissionais a terem conhecimento sobre proteção e visibilidade para possíveis vulnerabilidade e ameaças contra informações. 

A Acadi TI oferece mais de 20 treinamentos da EC-Council de capacitação em Fundamentos de Segurança da Informação, Vulnerabilidades, Teste de Penetração, Forense Cibernética, Defesa e Operações de Redes.

O Hardware Hacking é diferente de qualquer coisa já vista na internet. Aqui o profissional aprende falar sobre muitas coisas, entre elas Bad USB, ATMega32u4 (Arduino Leonardo), ESP8266 e muito mais.

Já o  curso LGPD 365 online é focado na prática da implantação e adequação das empresas na nova Lei Geral de Proteção de Dados. Mais uma boa opção para quem deseja ampliar as certificações em TI. Especialize-se e aproveite para surfar esta nova onda de ótima remuneração e chances de crescimento.  Conheça as certificações  EC-Council, pela ACADI TI.

Fale com um de nossos Consultores

Related posts